Improvisando um chutney

Fanny, Serxio, Javi e mais eu vamos montar um posto de comida no Mercado Medieval de Corcubión. Quedamos uma noite para comprovar se o curry de polo era ajeitado; e quando há curry, há chutney… pêro já não tinha, assim que improvisei um com muita dignidade.

Improvisando un chutney

Ingredientes

3/4 tarro de marmelada de pêssego.
1/2 maçã picada em cubos
100 ml de vinagre de sidra
1/2 cebola picada
1/2 dente de alho picado
Um chisco de mostarda em pó
Um chisco de noz moscada
Um chisco de canela em pó
Um chisco de cravo
2 grãos de zimbro

1) Mesturamos vinagre, especias, cebola, alho e maça e deixamos ferver a lume baixo 1/2 hora, até que esteja algo espesso, com pouco líquido. O objectivo desta fase é cozinhar a cebola, o alho e mais a maçã, assim que sem medo: se fica líquido, já haverá tempo de reduzir, se fica demasiado espesso, botamos algo mais de vinagre.

2) Engadimos a marmelada e deixamos reduzir até colheres corpo, ainda que não tanto como uma marmelada.

Já o temos listo para comer. Eu gosto muito da combinação do doce e azedo do chutney com o picante e amargo do curry. Não sei se é mui ortodoxo, mas assim era como o comiamos Diego -um companheiro de faculdade- e eu, quando voltava de Boiro com a pota ocasional que lhe preparava a sua mãe, sempre acompanhada com chutney de mango.

Há uns anos descobri a Delia Smith e o seu chutney de ameixas, e comecei a tolear com eles. Sinto verdadeira paixão por essa mistura de froita, vinagre, açúcar e espécias e estou convencido de que profissionalmente o chutney, o queijo e mais eu temos algo pendente.

Tags: , , , , , , ,

5 Responses to “Improvisando um chutney”

  1. Montrovita Says:

    Xa sabes que eu tamén son fanática do chutney dende que mo deras a probar naquelas vacacións en Irlanda… Un bo recordo eses bocadillos de chutney e queixo!

  2. Rodrigao Says:

    Espera a o outono, que vou provar fazer um de abrunhos que vai estar de vicio. E com os pessegos deste ano pode que faga também algo. Somente falta-me saber fazer queijo… pêro a cuba e demais ferranchos são 3000€!

  3. Montrovita Says:

    Non te apueres polo queixo, sempre se pode comprar un bo, pero o chutney nesta cidade é casi imposible.

  4. Javi Says:

    Mmm… pido sitio na feria medieval… andaréi a probar en todo!! xD

  5. Rodrigao Says:

    Nós vamos ao Mercado cun arma mortal: toda a vila vai cheirar a curri!

Leave a Reply