Archive for February, 2009

Atacados por um boi

Thursday, February 26th, 2009

Cobramos; a conta recupera-se e decido ir celebrar com Isabel que não estou a zero. Um par de fermosos bois chamam-me com insistência. Levo um e miro com desejo para uma langosta. Isabel diz que devo matar o animal com vinagre e cozer em auga fervendo, para que não perda as patas; eu escutara que devia ser em vivo e em auga fria. Sigo com a dúvida, ainda que o boi estava estupendo.


Atacados por um boi

Actualização: José Luis Louzán, segue a nos acompanhar recomendando vinhos, desta vez um Añada de Baladiña 2002 para este boi que parecia elefante.

Preparando um obradoiro de queijos

Wednesday, February 25th, 2009

Sego sem pode adicar o tempo que gostaria à cozinha. A minha irmã seica tem algo de ração e estou um pouco preguiceiro ultimamente, mas um obradoiro de queijos tem-me ocupado com continuas idas e voltas de Corcubión à Corunha.


Preparando um obradoido

Ayer mi señora, aquí mi vajilla

Thursday, February 19th, 2009

Me encanta el blog ¿Te quedas a cenar?. Y no me extraña, porque hay algunas coincidencias que hacen que lo sienta muy cercano. Se empezó en Londres, como los vídeos de este blog; hace justo honor a la cocina británica, algo que aquí también se intenta; y le encanta hacer pan, otra afición mía a la que me enfrento de vez en cuando, aunque con muchísimas menos tablas.


Ayer mi señora, aquí mi vajilla

(more…)

Tu sembra, que já choverá

Monday, February 16th, 2009

Foi uma fim de semana de pouco trabalho na cozinha, pêro muito no jardim, limpando de malas ervas, podando o pessegueiro e sementando amorodos para desfrutar deles no verão.


Tu sembra, que já choverá

(more…)

A minestrone acabou com a tirania do grelo

Friday, February 13th, 2009

Após vários dias a base de cozido e as suas possibilidades clássicas, utilizo algum resto e um caldo limpo para fazer uma minestrone e botar abaixo a ditadura do grelo.


A minestrone acabou com a tirania do grelo.

(more…)

As possibilidades do cozido I: primeiro fracasso

Wednesday, February 11th, 2009

Quando fazemos cozido não podemos ser tacanhos com a carne, as grandes potas vermelhas pedem peças e mais peças do porco, do rabo ao foucinho. Acabei com tanta carne que decidi fazer uma terrina que ficou em cabeça de jabalí. José Luis recomendou um Wrongo Dongo 2007 para acompanhar este prato.


As possibilidades do cozido: primeiro fracasso.

(more…)

Toda a semana a cozido?

Monday, February 9th, 2009

Esta fim de semana não gravei vídeo com receitas porque após 10 dias por ai adiante, aterrei em Corcubión com muito trabalho e a cozinha feita um desastre. Tampouco ajudou que tirara mais do devido da tarjeta, e agora tenho que comer barato até fim de mês. A solução, um cozido, pêro vou tentar algo para sair do círculo sopa, cozido, roupa velha, sopa, cozido, roupa velha…


Toda a semana a cozido?

(more…)

Cari camaron… porque no había cebú de Madagascar

Monday, February 2nd, 2009

Estos últimos días estuve en Granada y apenas tuve ocasión de cocinar. Por suerte, Chloe, una chica de la Francia de ultramar, se ofreció a hacernos algo típico de la Isla de la Reunión. Ante la imposibilidad de conseguir cebú, decidimos hacer “carri camaron”, tan francés como la cassoulet.


Carri camaron… porque no había cebú de Madagascar

(more…)